segunda-feira, 21 de setembro de 2009

COMPARTILHANDO IMAGENS, GRÁFICOS, RECEITAS E ESQUEMAS E SUAS CONSEQUENCIAS LEGAIS

Olá, amiga!

Hoje recebi o email abaixo e achei interessante trocar algumas idéias sobre esse assunto com você.

Olá, Sônia!
Queria agradecer por postar a bolsa...mesmo eu tendo deixado o blog meio de lado.
Olha eu queria sua orientação.Eu consegui baixar imagens de várias revistas MOA e queria compartilhar com as pessoas mas não quero me prejudicar,como vc é uma blogueira de mão cheia,me diga existe algo na lei que impeça de postar revistas para as pessoas?
Desde já agradeço.
Carolina
http://carolinartes.blogspot.com/



Olá, Carolina e amiga leitora!

Não sou uma grande conhecedora das leis de uso da internet. Tenho uma pequena noção, adquirida através da leitura de revistas semanais, programas de televisão e na própria net.
Leis que regulamentam o uso da internet internacionais inexistem no nosso país. Estão em forma de projetos de lei no congresso ou são muito novas. Devemos inclusive procurar nos inteirarmos melhor sobre isso. Caso você tenha algum conhecimento e puder nos repassar posto aqui  no blog para que possamos nos ajudar umas as outras.
Hoje, me direciono mais pela intuição e o que acho ser ético. Tenho muito receio de postar trabalhos que não são meus e revistas nacionais. Existe um grande risco de se sofrer um processo por usar  imagens que não são nossas. Podemos com essa atitude prejudicar empresas ou pessoas, interferindo nas suas não vendas. Se isso se propagar podemos contribuir para a falência dessas empresas ou pessoas e isso é muito sério. Existe todo um trabalho e gastos para se produzir revistas e fotos.
Já fiz uma revisão em parte do meu blog principal e vou fazer da outra. Quando iniciei meu blog não tinha noção de nada sobre a net.
Não tenho tanto receio de postar as imagens dos sites de linhas, pelo simples motivo do interesse deles em vender cada vez mais suas próprias linhas. Quanto mais se publica, mais pessoas se interessarão em fazê-los e comprar mais linhas.
Quanto as revistas internacionais, já acho mais difícil, mas não improvável. É um risco, menor, mas não deixa de ser um risco. Eu não publicaria uma revista inteira. Uma foto aqui, outra ali acho que não interfere nos seus interesses de venda, diminuindo assim o risco de um processo. Já vi alguns álbuns do PICASA serem retirados do ar por essa prática. Já soube também de alguns blogs.
Já publiquei fotos de algumas peças e sem a referência das revistas porque já as encontrei na net assim, o que não justifica a minha atitude. Não acho que essa seja uma atitude correta e nem uma justificativa aceitavel. Esse é um risco que corro, mas que não posso recomendar que alguém corra. Cada uma de nós deve se informar mais, raciocinar sobre o que devemos e podemos publicar e qual o risco que corremos.
Antes, eu não tinha a menor noção do que fazia, mas agora já tenho algumas informações que me levam a pensar mais um pouco antes de fazer um post.
Não gosto que publiquem minhas peças sem referencia ao meu site e ao meu nome. O que não quero pra mim não devo fazer aos outros. Nada mais justo que citar seus nomes. Devemos sempre procurar fazer da forma correta.
Já vi algumas amigas informando que têm o gráfico ou receita e pedindo, a quem tiver interesse, que mande um email com a solicitação. Não uso essa tática, mas acredito que seja uma ótima forma de se proteger. Mostram a foto da peça mas não mostram seus gráfico e como é feita.
Ainda não temos uma legislação completa e clara sobre o assunto, mas, temos alguma noção das estrangeiras. Com essa bagagem vamos, cada uma de nós,  criando nosso código de ética próprio para nossas publicações na net.
Esse é o meu ponto de vista.

BONS CROCHETS e uma ótima semana.

Abraços com carinho,

Sônia Maria
Visite também os meus blogs:

domingo, 20 de setembro de 2009

SITE METER - INSTRUMENTO DE GERENCIAMENTO PARA O SEU BLOG



SITE METER - INSTRUMENTO DE GERENCIAMENTO PARA O SEU BLOG


Olá, amiga(o)!

Hoje quero falar com você sobre duas coisas:  Itens de controle para o seu blog esobre comentários anônimos.

1 - ITENS DE CONTROLE PARA O SEU BLOG:
Trabalhei na Caixa Econômica Federal por mais de 20 anos, 13 dos quais fui Gerente Geral de Agência Bancária . Hoje já me encontro aposentada. Aposentei mas não perdi a mania dos mapinhas de controle. Um dos meus instrumentos de gerência eram os mapas estatísticos. Através dos seus números, planejava minhas metas e todo o meu trabalho. Com o meu blog, não é diferente. Assim que o criei fui logo descobrindo algumas dessas maravilhas. Hoje quero dividir com você o SITE METER, devido a sua grande utilidade. Tenho instalado no meu blog oSITE METER BASIC FREE e devo estar adquirindo o SITE METER PREMIO ($ 6,98) que me dará mais ferramentas de controle que o BASIC.
O SITE METER BASIC FREE como o próprio nome diz é gratuito. Ele é fácil de se instalar e possibilita que você estude o comportamento dos visitantes do seu site. Nos seus inúmeros instrumentos de controle e estatística você vai encontrar dentre outras coisas, pais, cidade e estado de origem de seus visitantes, qual o post do seu blog seus visitantes leram, em que página entraram, de que página saíram, quantos minutos ficaram, a que horas entraram no blog, fuso-horário, até a URL do blog do seu visitante.
Veja o relatório que recebo sempre. Veja as observações que fiz. Clique na imagem para ampliá-la!

Caso seja do seu interesse, o endereço do SITE METER é www.sitemeter.com/ . Para se cadastrar clik no link http://www.sitemeter.com/?a=howworks .
Quando você tem um controle como esse, tem ainda Live traffic feed, tem o Visitors to this page also liked, o Popular Pages Today , se torna fácil monitorar seu blog e o movimento dos seus visitantes.
É preciso tomar muito cuidado com as palavrinhas em inglês que dizem de onde vêm seus visitantes. Vejam no mapa acima, a URL é do blog da Elaine. No entanto lá em cima diz que meu visitante é de São Paulo- Capital. A Elaine é de Brasília. Portanto essa pessoa estava no blog da Elaine e clicou no meu link e veio me visitar. Isso não significa que a Elaine estava me visitando. 

2 - COMENTÁRIOS ANÔNIMOS:
Quando você recebe emails anônimos e checa a hora do email, com a hora da entrada da pessoa no seu blog, hora de saída, tempo de permanência, checa as idas e vindas dessa pessoa. Você consegue chegar ao seu autor. Já ouviram falar que o criminoso sempre volta a cena do crime? É um ditado certo. Monitorei hoje o blog que aparecia em meu relatório no mesmo horário do email anónimo e não deu outra. A pessoa veio algumas vezes checar minha reação. Reagi diversas vezes de propósito só para que ela atacasse e ela assim o fez.Conclusão: Eu sei o nome do blog e da autora dos emails anônimos . Não vou divulgar o nome dela por questões éticas e jurídicas. Copiei através do paint apenas duas telas dos movimentos dela. Deveria ter arquivado todas. Ela percebeu que sei que é ela. E é isso que importa. A partir daquele momento os emails anônimos pararam. Hoje instalei o mais sofisticado deles, que me dará mais e mais detalhes dos meus visitantes.
Tem um outro item que te ajudará muito caso você decida entrar com algumaação na justiça contra a pessoa que está te agredindo. Você sabia que quando você compra um computador ele tem um numero que é tipo a nossa identidade? É o IP. Pois bem, o Site meter te dá o país, e o numero do IP do computador da pessoa, hora, tempo de permanencia no seu blog, horário de entrada e saída, etc etc etc. Resumindo, ele te dá o numero da identidade daquele computador e muitos mais dados que ajudarão a polícia a chegar lá e botar a mão no criminoso. 

Portanto, cuidado com o que escreve nos sites. Isso pode ser usado contra você.
ATUALIZANDO...

Para tornar seu SITE METER PRIVADO (para que outras pessoas não possam acessar seus relatórios), sem gastar nem um tostão, visite o blog da nossa amiga MARCIA , oESPECIALONLINE . Ela fez um pap super facinho, prático e útil. http://especialonline.blogspot.com/2008/08/configuraes-sitemeter.html .Tem também outro passo em outro poster dela: http://especialonline.blogspothttp://especialonline.blogspot.com/2008/09/respondendo-emails-para-o-sitemeter.html .
Abraços com carinho,

PASSO-A-PASSO DE COMO ASSINAR AS FOTOS DOS SEUS TRABALHOS - EVITANDO PLÁGIO

Olá, amiga!
Se você ainda não sabe assinar sua fotos vai gostar desse PASSO-A-PASSO.
Antes de abrir esse blog, postei algumas dicas no meu blog principal o FALANDO DE CROCHET http://www.falandodecrochet.blogspot.com/ . Uma delas foi de COMO ASSINAR AS FOTOS DOS SEUS TRABALHOS, evitando assim plagio de seus trabalhos. Veja no link seguinte do PASSO-A-PASSO que fiz:
http://falandodecrochet.blogspot.com/2008/01/assinando-as-fotos-dos-seus-trabalhos.html .

GOOGLE AUTORIA

Powered By Blogger